OBEDEÇAMOS AO SENHOR
Você tem dificuldade em ser uma pessoa obediente? Parece que a sociedade do presente século tem. Ser uma pessoa obediente virou sinônimo de uma pessoa fraca, sem personalidade. Acredito que essa concepção decorre do falso entendimento de que a pessoa obediente não questiona, simplesmente obedece.
Duas perguntas são fundamentais para que possamos entender as características de uma sábia obediência: 1) a quem eu obedeço? 2) por que eu obedeço? Creio que você conhece o ditado que diz: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Particularmente, não gosto dele, com uma exceção: quando a ordem vem de Deus.
Como acredito que o SENHOR, meu Deus, governa sobre terra e céus, e é o Todo Poderoso criador, respondo a primeira pergunta afirmando que a Ele eu obedeço. E minha obediência às demais autoridades está condicionada a obedecer a Deus antes delas.
Além de ser a maior de todas as autoridades, creio que o SENHOR, meu Deus, me deu vida, estando eu morto em meus delitos e pecados. Por razões que só Ele sabe, fui escolhido para herdar a vida eterna. Assim, respondendo à segunda pergunta, obedeço-O em gratidão e amor por tudo que Ele já fez por mim.
Identificado a quem eu obedeço e porque eu obedeço, uma terceira pergunta pode ser feita: onde encontrar as suas ordens e como saber o que Ele quer de mim? Respondo afirmando que as Suas ordens e tudo que Ele quer de mim estão nas Escrituras Sagradas. E o resumo de toda Escritura pode ser encontrado nas palavras de Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas (Mateus 22:37-40).
E esse amor a Deus e ao próximo, estão justamente nos Dez Mandamentos, sendo os quatro primeiros mostrando como devemos amar a Deus, e os outros seis, como devemos amar ao próximo. Mais do que sabê-los de cor, precisamos conhecer e entender cada um deles.
Que não tenhamos dificuldades em obedecer ao Senhor!
Pastor Mário Alcoforado